27/03/2017

[Resenha] As Faces da Luz - Tatiane Durães


Olá, pessoal!

Hoje é a minha primeira resenha do Projeto #LendoNacionais.
Para o primeiro tema: Um título que te deixa curiosa para ler, eu escolhi o livro da Tatiane. 

Quando decidimos participar do evento do desfio de ler livros nacionais durante um mês, não esperava encontrar essas jóias da literatura nacional.

Quando comprei o Faces, por exemplo, escolhi ele pela linda capa, a sinopse cheia de ideias instigantes e é claro, pelo tudo que eu ouvia falar do trabalho da Tati. Não sei se não me ajudou também ter ela nas redes sociais do blog, mas realmente, estava muito animada e cheia de expectativas sobre sua obra em si.



As Faces das Sombras



Série: Arcantatys – Livro 1
Autora: Tatiane Durães
Editora: Arwen
Ano: 2016
Páginas: 466





Sinopse:

Ao ser forçada a atravessar um portal por um imenso lobo, Tayara se depara com um mundo que jamais imaginara, e elfos e bruxas passam a fazer parte de sua realidade. Mas o que ela não sabe é que seu destino fora traçado muito antes de seu nascimento.


Agora ela terá que escolher entre a razão e o coração, pois ao se apaixonar por um elfo, descobre que uma forte maldição a prende a ele.


Uma aventura repleta de magia e descobertas, se inicia.

Saiba mais: 
Skoob                 Facebook                 Wattpad


O livro gira em torno da vida da Tayara, um moça bem legal que tinha uma banda, morava numa reserva com sua mãe e que levava uma vida super tranquila e “normal”. Isso tudo muda quando ela é empurrada por um lobo, junto com sua mãe, para um mundo mágico, em outra dimensão. 

Como se isso não fosse já muito para alguém digerir, ela descobre que além de não ser uma simples humana, é meio-bruxa, filha de uma meio-elfa e é a reencarnação de uma bruxa muito maligna. Muito para digerir? Calma,  isso não é nem a metade do que acontece no livro. Hahahahaha

Quando terminei de ler, quase infartei com o fim. E, pela primeira vez na vida, fiquei muito feliz por já ter o segundo livro em mão. Não conseguiria aguentar um dia sem ler uns capítulos antes.

A ideia da história é muito diferente do que eu já li – Seja livros gringos ou nacionais. Certo que também não leio muito sobre elfos (nunca li Tolkien nem vi os filmes, me julguem... Mas a Bia que leu e me contou sobre o livro, fez eu acreditar que as duas histórias só tem em comum alguns seres mágicos). Além disso, a mitologia criada é bem tramada com várias histórias, lenda e fatos que vão se encaixando ao longo do livro.



Sobre a trama, tenho uma pequena critica construtiva: Achei que vários fatos foram narrados muito rápido e consequentemente, sem muito trabalho no inicio do livro. Por exemplo, já que não é segredo, a aceitação da mãe de Tayara sobre a nova condição foi muito rápida. Acho que ficou até um pouquinho superficial, já que em nenhum momento se mostrou aquela hesitação inicial ou medo do desconhecido. Claro que é algo que não estraga o livro, só deixa um pouco devendo.

Realmente, esse livro foge a regra: O início é meio rápido, com várias coisas começando e terminando em poucos capítulos. Para quem não gosta de enrolação, o Faces é um livro bem bacana. Porém, comparando com o final, acredito que ela poderia ter trabalhado um pouquinho mais alguns pontos, principalmente os que são muito importante para o livro, como, por exemplo, a aceitação da Tayara da sua reencarnação da Agatha (a nossa bruxa maligna hohoho 😊).

Outro ponto que deixou um pouco incomodada no incio (Só no início mesmo, viu?!), mas que melhorou muito do meio para fim do livro, foi a forma que algumas informações eram apresentadas.´
 No começo, principalmente, há muita informação jogada ao leitor que talvez não seriam tão essenciais para a trama central. É legal porque você sabe sobre todo mundo (nenhum personagem é menosprezado), porém o livro fica muito grande e com informações demais que não colaboram com a história.


Sobre as personagens: Esse é um ponto que faz o livro valer muito a pena! Eles são muito carismáticos e humanos (no sentido de terem falhas e não apenas a nossa mocinha). Você pode se identificar facilmente por algum deles e, também, torcer pelas historias de amor. Além de shippar alguns que nunca ficarão. ☹ 

Suas personalidades e jeitos são tão definidos que se pode até dizer quem é quem quando troca de personagem-narrador. Ah! E para quem gosta de livros com vários pontos de vista, o Faces apresenta narrativa em primeira pessoa – o que facilita muito mergulha na história – e pontos de vistas dos principais personagens. Deixando o leitor mais próximo da mocinha sem tirar o privilégio de saber o que acontece em outros lugares.



Falando agora do livro em si, devo parabenizar a editora Arwen pelo bom material! Transportei por dias o livro em tudo que é viagem e ele está inteiro sem nenhum defeito. Além da arte do livro (detalhe que ganhou profundamente o meu coração) ser algo lindo, a diagramação é perfeita, boa de ler por várias horas e bem estruturada.

Minha impressão:

A ideia da trama é bem original para quem está saturado de histórias só com lobisomens e vampiros. A trama também tem um estilo bem diferente do que o mercado literário vem a oferecer. Sem dar nenhum spoiller, gostei muito do fato de ter vários pontos de clímax, onde a Tayara e sua equipe iam à luta ou para alguma missão. Tornando a história dinâmica e nada massante.

Outro ponto que eu amei muito, foi a forma que a Tatiane trabalhou a intolerância pelas diferenças. Há vários trechos mencionando a “não mistura da raças” ou acusando uma “espécie” de ser menos que a outra. Acredito que livros são instrumentos de mudança e é muito bom ver temas tão delicados serem tratados de forma tranquila em livros. Parabéns mesmo, Tati.



Por fim, ignorem qualquer crítica construtiva não tão instigante e comprem logo esse livro! (Aqui e aqui) hahahahaha

Por quê? Porque é um historia divertida, cheia de aventuras, tem romance – mas não tem enrolação - , tem magia, tem novas versões sobre seres mágicos, você ama, sofre e luta com a mocinha e prestigia um talento incrível nacional.


Está curtindo o desafio? Conhece outro livro com elfos, bruxas, lobos e outros seres mágicos? Já leu outro livro da Tatiane? Corre aqui embaixo e comete. Queremos conhecer outros livros também e adoramos sugestões. 

Carinhosamente, 
Equipe EL&E 

2 comentários:

  1. Oi,

    Fico feliz de saber que, apesar das ressalvas, você gostou de se aventurar por Arcantatys. <3 Obrigada por ter lido e pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tatiane.
      Como escrito, as críticas tem um único propósito: ajudar a tornar um pouco melhor algo que já está muito bom. Gostei muito sim, e estou aqui flertando já com o "As Faces da Sombra". Não pare de escrever, quero logo ter em mãos o volume 3 <3

      Excluir