08/03/2017

[Resenha] Kernos, de Thais Lopes [#ProjetoLendoNacionais]

Hello people,
Sejam bem-vindos a mais uma Resenha (que também faz parte do #ProjetoLendoNacionais)!

Kernos entrou no tema da segunda semana "Livro de gênero que você não leu ou que lê pouco", mas já apareceu por aqui em um "Primeiras Impressões", postado pela Ana (pode conferir o post AQUI).

Também vai entrar no desafio "Mulheres da Literatura", projeto que ainda vamos falar aqui no blog, pela Ana.

Falando um pouquinho da escolha, realmente Sci-Fi+Romance é algo que não encontramos no mercado nacional (tanto de traduções quanto nacionais), então foi uma escolha perfeita.
Uma das melhores junções, com toda certeza!

Essa descoberta da Ana foi ÉPICA!!!! Ever!!!

Bora lá, para o que realmente interessa!


TÍTULO: Kernos
SÉRIE: Filhos do Acordo - Livro 1
AUTOR(A): Thais Lopes
EDITORA: Senhor das Lendas
ANO: 2016
PÁGINAS: 262
ONDE ENCONTRAR: Amazon-BR
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: Algumas coisas são tão absurdas que nunca deveriam ser reais. Por exemplo, ser abduzida e colocada à venda em um mercado de mulheres terráqueas, como uma encomenda especial. Nesta situação, Gabriela só consegue pensar em uma coisa: dar um jeito de escapar e voltar para casa. 
Seria bom se fosse tão simples. Seu comprador é o único motivo para ela estar viva, e também é sua única chance de continuar assim... E de conseguir voltar para a Terra. Kernos parece um guerreiro e não age como alguém que estaria interessado em comprar mulheres humanas. Na verdade, ele parece ser uma das poucas pessoas tentando fechar os mercados. E a química entre eles é algo que Gabriela nunca imaginou que fosse possível existir. 
A única saída de Gabriela é ajudar Kernos a derrubar pelo menos um dos financiadores dos mercados, ao mesmo tempo em que tenta descobrir por que ela foi escolhida para ser abduzida. Mas com aquela atração inexplicável se tornando cada vez mais forte e um novo mundo se abrindo diante dos seus olhos, voltar para casa começa a não ser tão tentador assim...


RESENHA: Well, vamos começar pelo ponto principal: Sci-Fi+Romance. Cadê mais disso, gente???

Realmente temos que admitir que é algo pouco explorado, mas que funciona muito bem. Em Kernos temos um balanço entre os dois pontos (detalhe, é romance Hot), de uma maneira que não fica algo pesado demais para nenhum dos lados.

E o mais legal, Gabi - a personagem principal - é brasileira, ou seja, os momentos em que o livro se passa na Terra, é no Brasil.
Sim, ela é abduzida, então uma grande parte da trama (uns 95%) se passa no espaço, entre naves e outros planetas.

É um contexto muito visual e colorido, como Nehyna, o planeta onde Kernos mora. É tudo muito colorido e expressivo, construído de maneira que é inteiramente imaginável enquanto lemos, não apenas a parte "fauna e flora" e quando as tecnologias são mencionas também.

A trama se desenvolve rapidamente, no bom sentido. Não há enrolações e explicações demais (daquelas que se tornam desnecessárias) e a trama já começa com um "woow, o que está acontecendo aqui?".
E vira muitos "woows" depois disso!

A escrita da Thais é muito fluída e isso ajuda a ser uma leitura muito instigante, você devora os capítulos e nem percebe.
É em primeira pessoa, o que se tornou um ponto a favor. A narração principal é da Gabi, mas em alguns momentos temos as personagens Suelen e a Carol (prima da Gabi e tão envolvida quanto pensa na trama).

A Gabi é uma personagem que me agradou muito, de verdade. Ela não é massante ou chata... e chegamos no ponto que meu coração bateu acelerado pela personagem, pois é ela uma desconstrução completa do que estamos acostumadas como protagonistas.

Ela é o tipo de personagem "forte" que eu quero ver mais em livros, pois não é aquele esteriótipo já "padronizado" de protagonistas "fortes" e sem sentimentos (porque é impossível uma mulher ser forte e ter sentimentos, não é mesmo?! Sim, isso é sarcasmo!).

"Gabriela dos terráqueos" é uma protagonista feminina em todos os sentidos, não é uma idealização que nunca será atingida. Ela é gente como a gente, mas que foi abduzida e conheceu um alien "delícia" e que se rendeu a ele, sem perder a cabeça. Porque a vida também não é só paixão...

Gostei muito da maneira como o relacionamento dela com Kernos se desenvolveu ao longo da trama. Ela deixa as intenções dela bem claras, explícitas no mais puro sentido da expressão.

Kernos foi um pouco babaca no começo, com algumas coisas ditas e sem necessidade, mas ele aprendeu a lição e se tornou um bom personagem masculino. Há aspectos que são da personalidade dele, porém não de uma maneira que oprima a personagem feminina - até porque ele não se viraria tão bem sem a Gabi hahahaha...

A trama, como um todo, é muito interessante, instigante e com algumas reflexões bem colocadas pela Thais. Não se trata apenas de um livro Sci-fi com romance Hot (e que cenas!). De uma maneira quase sublime, pra passar por baixo do "radar", o livro faz uma crítica aos livros que romantizam alguns relacionamentos abusivos. Sei que há outro livro em que a Thais está trabalhando e tem esse ponto como um dos focos, maior do que em Filhos do Acordo, mas foi impossível não ler nas entrelinhas em alguns momentos.

Então, sim, vai muito além de um livro de Ficção Científica para mulheres. Sim, a Thais escreve livros para mulheres e com essa desconstrução que precisa emergir muito mais no mercado editorial. Precisamos sair dos padrões de personagens e construções de tramas e relacionamentos.
Quanto a edição, temos uma ótima diagramação e capa linda (Ouso dizer que foi a capa que fez a Ana se apaixonar por primeiro hahahaha)! Minha única ressalva foram alguns errinhos aqui e ali, não necessariamente que alterasse a leitura, porém que não passaram despercebidos.

Já quero conhecer mais do Darius (personagem do segundo volume da série)!



NOSSAS IMPRESSÕES: 

BIANCA
Como não amar, Kernos (o livro e o personagem hahahah)?!
Vou confessar, estou tentando ser inteiramente imparcial nesse momento e não parecer que estou bajulando a Thais, mas a trama e as personagens foram tão bem construídas que é quase impossível não ser uma "fangril".

Quando a Ana veio me mostrar o livro pela primeira vez, eu amei a premissa e amei mais ainda depois de ler! Simples assim!
E o que mais me fez gostar do livro, é justamente essa desconstrução do que estamos acostumadas a ler. Pode não parecer nada demais ou que eu estou fazendo "tempestade em copo d'água", mas já cansou essa fórmula que usam para um livro ser "interessante".

Um livro pode ser interessante com uma personagem onde o pensamento dela não gira em torno de homem. Ou em que o relacionamento entre eles precisa ser algo controlado por um dos lados. Ou então a romantização barata do abuso!

Esse é um dos motivos pelo qual não leio romances sem fantasia (e que alguns desses desviam do caminho também). A Thais escreve focando no plano de fundo, que aqui é o mercado de mulheres terráqueas e o que precisam fazer para desmantelar o negócio - que é ilegal - desenvolvendo o relacionamento entre Gabi e Kernos no meio disso, não o contrário e sem DIMINUIR a personagem feminina.

Outro ponto que muito me agradou, é o quanto a Gabi é inteligente e ao mesmo tempo isso não foi algo massante, que precisa ser provado o tempo inteiro. Foi natural e descomplicado. Simples.

Eu tinha falado em outro post sobre personagens representativas e a Gabi é um espelho disso. Ela é gente como a gente, não uma criatura inatingível (exceto pela parte de ser abduzida e conhecer um alien delícia...). Ela apresenta uma situação real de vida, não algo "american dream".
E é disso que precisamos, personagens que possamos dizer "se ela pode, eu também posso!".

Agora, impossível não lembrar de MBI: Homens de Preto quando os agentes da APLA são mencionados e o que eles fazer.
Também foi impossível não lembrar de Avatar com Nehyna e Darius! A-D-O-R-E-I!!!!

ANA
Sei que não há muito para falar depois dos comentários da Bia, mas como adoro fazer propaganda do que é diferente e é de casa (mineiro, para ser exata hahaha) aí vai:

Quando eu li Kernos, tinha muitas expectativas no início. Tinha, na verdade, muitas expectativas erradas por estar acostumada com o que eu via no mercado literário. E fico muiiiito feliz pela Gabi me surpreender. 

Além de muito forte (porque é para poucas ser abduzida e não pirar hahahah), nossa mocinha era boa no que fazia: desde entrar em um sistema intergalático, hackear contas bancárias a programar sistemas de segurança de alta tecnologia. Porque mulheres podem sim, fazer tudo isso e muito bem.

Outro ponto bacana do livro é que ele se desenvolve rápido. Tipo aquele filme "Love, Rosie" (ou para nós, Simplesmente Acontece), as coisas aconteciam. Não tem aqueles momentos que o livro fica parado. Sempre há coisas novas acontecendo. E quando o casal não está andando - ou não há descobertas novas por eles do mercado de mulheres -, há outras personagens dado as caras (fiquem de olho!)


Enfim, é um livro recomendado para quem curte romance Hot, quer ler um Sci-Fi cheios de referências (sim, você vai ouvir falar de Star Wars e Avatar) e quem quer sair do básico (padrãozinho). Porque tem para nossa alegria cenas hot  que fazem jus ao termo com maestria. Tem personagem mulher destruidora de esteriótipos e sim, tem muita treta!

Aviso: Não leia antes de dormir se precisa acordar cedo hahahaha



Está curtindo o desafio? Conhece outro livro com a mesma temática? Já leu outro livro da Thais? Corre aqui embaixo e comete. Queremos conhecer outros livros também e adoramos sugestões. 


Carinhosamente, 
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário