18/09/2016

Próximo Livro: Depois da Saga Encantadas

Olá, Pessoal!


Quem nasceu um pouco antes dessa era em que as crianças vivem conectadas, sabe que as primeiras histórias que liam para nós (sim, aquela época que nos apaixonamos pela literatura) eram contos de fadas. Bem, se você não fizer parte desse grupo, por favor permaneça aqui, porque vale a pena.

Capa Belíssima da coleção de Clássicos
da editora Zahar  

Contos de fadas têm sido modulados, reformulados e recontados desde a primeira história contada oralmente, na antiguidade. Uma prova disso é o livro “Contos de Fadas” da Editora Zahar, onde foram reunidas as histórias originais dos mais famosos contos e também algumas das suas adaptações, como o “final feliz” e outros detalhes.  (Para saber mais, AQUI)


Porém, recentemente uma trilogia ganhou meu coração: A Saga Encantada, como outras recriações nos mostrou outra realidade. Porém essa foi mais além e quem leu ela, com certeza deve ter ficado paranoico para achar outras releituras realmente tão boas como o conto original.


Seguindo essa ideia, selecionamos os aspectos para hoje:
  • Releituras de contos de fadas
  • Histórias com Heroínas
  • Universo diferente do conto Original





Pega seu bloquinho, uma caneta e anote aí o seu “Próximo Livro”!



Branca de Neve e o Caçador

TÍTULO ORIGINAL: Snow White and the Huntsman
AUTOR(A): Blake, Lily
EDITORA: Novo Conceito
PÁGINAS: 208

SINOPSE: SKOOB

Essa nova versão de Branca de Neve (acho que a história mais antiga contada) é muito sombria, cruel e com certeza crua – sem efeitos fofos ou romance, mesmo que tenha o envolvimento entre Branca e Eric, ele não é muito desenvolvido. Há muitas cenas fortes, muitos momentos tenso e bastante ação.
Diferente de outras versões de Branca, a nossa mocinha primeiramente é uma chata – pouco decida e com pouca presença. Mas então a vida força ela ir além e, nesse momento, ela começa a desabrochar como uma mulher forte e guerreira. Nesse ponto o livro me lembra muito da Alice do filme de Tim Burton.

Cena do Filme - Ravenna na Noite de Nupcia 

Outra coisa bacana do livro é a forma que ele foi escrito. Como é contado em terceira pessoa, os autores não mantiveram apenas Branca como personagem principal, intercalando por vezes cenas com Eric e Ravenna e nos dando outros aspectos do livro.
A leitura é rápida e fluida, porém o final não é tão satisfatório, deixando um sentimento de inacabado. Por anos eu esperei sinceramente que tivesse uma continuação, porém até agora não fiquei sabendo. (Quem souber, nos avise!)


A Fera

TÍTULO ORIGINAL: Beastly
AUTORA: Alex Flinn
EDITORA: Galera Record 
PÁGINAS:  320

SINOPSE: SKOOB

Bem conhecido por sua adaptação para as telonas, A Fera é literalmente uma releitura moderna. Encontramos a história conhecida d'A Bela e a Fera num mundo mais contemporâneo e mais realístico, com o manjado clichê do garoto popular e insuportável e a garota não tão popular assim e meiga (por vezes até demais...), servindo como pano de fundo para abordar o conto. E como no original, ele foi amaldiçoado.

Aqui temos a beleza e o "feio" mostrados de maneira menos crua... ela é tratada exatamente como nos dias de hoje, por julgamentos de padrões de beleza e padrões sociais. Há a desfiguração do Kyle quando é amaldiçoado, porém sem algo tão "extremo" como no conto original... Faz sentido, por ser uma história em tempos atuais e por ser abordada como uma crítica social, em suma a vida de Kyle é o tema dessa abordagem.

É uma releitura um pouco contraditória - ao menos para mim - pois acaba sendo apenas modernizada para se encaixar ao nosso mundo e fazer aquela "ponte" direta com os jovens de hoje. No entanto, é uma leitura boa, bem fluída e até gostosa... mas peca ao ser tudo apenas envolta daquilo... falta algo mais. E tenho que dizer, Kendra - a bruxa que amaldiçoa a "Fera" - foi minha personagem favorita, queria muito que a Galera Record trouxesse o livro dela para nós. É a leitura perfeita para quem gosta de críticas sociais envolta em fantasia ou apenas uma releitura mais moderna de um clássico.





A Garota da Capa Vermelha

TÍTULO ORIGINAL: Red Riding Hood
AUTOR(A): Blakley-Catwright, Sarah
EDITORA: Moderna/ID
PÁGINAS: 339

SINOPSE: SKOOB

Sim, esse livro é completamente igual a lenda dos irmãos Grimm com uma pegada mais dark e com romance, já que a nossa mocinha não é uma menina. E sim é uma “quase” mulher. Mas vale a pena ser lido!

O livro tem um enredo tenso desde o início. E essa atmosfera de suspense é tão pesada e tão inebriante faz qualquer um que leia duvidar de todos os personagens até o último momento.

Falando de último momento, esse foi o primeiro livro que eu li que possui dois finais. Claro que deve ter ocorrido por que o primeiro fim não satisfez o público como o fim do filme satisfez, mas devemos considerar duas coisas: autores que escrevem finais como querem, independentemente de agradar os leitores, merecem nosso apoio pela coragem. E que a autora conseguiu manter a essência da história e também acrescentar personagens complexos e determinante para a trama sem se perder na ideia ou tornar maçante.

Gostei muito do tom dark e adulto do livro que deixou esse romance mais acessível para adultos que tem paixão por livros de contos de Fadas, mas que procuram algo mais.
Se a intensão é ler algo leve (Lê-se: não maçante), com contos de Fadas e também com suspense, esse livro é ideal.


Cinder

TÍTULO ORIGINAL: Cinder
SÉRIE: Crônicas Lunares – Volume 1
AUTORA: Marissa Meyer 
EDITORA: Rocco
PÁGINAS: 448

SINOPSE: SKOOB

E não tinha como deixar de fora essa série, Crônicas Lunares, com a releitura interligada de Conto de Fadas como Cinder (Cinderela), Scarlet (Chapeuzinho vermelho), Cress (Rapulzel) e Winter (Branca de Neve e lançamento do mês também). Aí você pensa "Nossa, mais releituras... vai ser tudo igual e blá, blá, blá...", mas isso é um grande engano. Parece algo simples de início, com um teor futurístico e a inclusção da história que conhecemos da Cinderela. Só parece, porquê não é!

Há a essência do conto que conhecemos, ela é a base da história, porém muito bem mesclada com uma ação eletrizando - que nunca, em um milhão de anos, teria num clássico Conto de Fadas, principalmente protagonizado por personagens femininas - num universo futurista criado com maestria. A maneira como Marissa conseguiu unir esses dois pontos - até então tão distintos - prova que não é apenas uma releitura qualquer.

Confesso que nas primeiras páginas eu estava um pouco receosa, quanto a como aquilo seria desenvolvido e foi uma agradável surpresa o que encontrei depois. Cinderela não é o conto que eu mais gosto - dentre todos - porém ganhou meu coração com essa releitura magnífica e maravilinda - porquê sim, as capas da série são lindas!!! É uma ótima pedida para quem quer sair do "convencional", mas com uma história conhecida. Você vai ver as coisas com outros olhos depois de Cinder!



Espero que goste das nossas indicações.


Agora, se você já leu algum desses, por favor, comente o que achou! Se ainda não, comente qual você quer ler. Se você está lendo algum conto de fadas que encaixe nos aspectos determinantes, comente também!

Carinhosamente, 
Equipe EL&E

Observação: Todas as fotos que não são de nossa autoria e foram retiradas do banco de imagem do google, estão devidamente creditadas. Caso exista algum incômodo, por favor, nos avise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário